sábado, 23 de novembro de 2013

Bispo Macedo fala sobre teologia no seu best - seller Nada a perde 2



Diploma da Vida

Busquei formar nossos pastores com a criação da Faturd, inicialmente fundada no antigo prédio da funerária, logo após a abertura da igreja da Abolição. A ideia era uma faculdade capaz de proporcionar embasamento bíblico para a primeira geração de pregadores. Muitos professores eram de outras ramificações evangélicas, o que produziu alguns constrangimentos. 

   O ex- Bispo Carlos Rodrigues e o saudoso Bispo Renato Maduro foram dessa fase da experiência acadêmica e, influenciados por alguns professores, passaram a adotar métodos estranhos ao que sempre aprenderam. Certo dia, o Renato me procurou esbaforido. Ele, o Rodrigues e outros pastores sempre se juntavam nos fundos da Igreja, logo após os cultos, para falar com Deus. 

Em uma dessas noites, o Rodrigues encabeçou a oração com as seguintes palavras:


- Fala, Senhor (silêncio)... Fala, fala, fala, fala (silêncio) ... Fala, Senhor (silêncio maior)...  

   E ficava estático, de mãos dadas com os demais pastores, como se aguardando algo acontecer. Desconfiado, o Renato abriu um dos olhos e me procurou em seguida. 

- Eu não estou me sentindo bem com aquele tipo de oração do Rodrigues. Aquele jeito não me traz alo positivo - ele reclamou, aborrecido. 

   No mesmo dia, apliquei uma severa  repreensão em Rodrigues e pedi para larga o novo costume. Ele acatou na hora. Depois, me contou que havia aprendido esse tipo de doutrina em um curso pentecostal, indicado por um professor da Faturd. Ou seja, era uma tentativa de implantar o dogma de profecias dentro da Igreja Universal. 

   O Mal das profecias , com a interpretação míope de partes do evangélicos, começava a se espalhar já naquele tempo. Profecia para eles sempre foi sinônimo de adivinhação. Ao longo desse anos, recebemos inúmeras vitimas dessa praga religiosa. Gente sincera enganada por uma pratica diabólica. Muitos casaram, mudaram de emprego ou de pais e até se divorciaram, abandonando os próprios filhos dentro de casa, porque um "pastor profeta" afirmou adivinhar seu futuro. 

   Presta atenção nas praticas condenadas por Deus durante uma dura repreensão sofrida pelo Manassés, de Jerusalém: "[...]Adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocar á ira" (Crônicas 33.6).

Qual a diferença entre um "pastor profeta" e uma cartomante que lê as mãos ? Patifaria! Isso provoca náuseas! 

Assim, para evitar a importação de vícios de outras instituições crentes, decidimos desativar a Faturd. O tempo provou que a decisão foi acertada. Um curso de teologia não garante a graduação de um bom pastor. Eu mesmo tenho diplomas e mais diplomas, mas isso não assegura minha qualidade como pregador do Evangelho. Esse conhecimento é importante, claro, mas não me faz um pastor mais qualificado. Tenho várias certificados pendurados na parede. Doutor em Filosofia Cristã, mestre em Ciências Teológicas, doutor em dividade, bacharel e doutor em Teologia. Mas dou pouca importância a esses títulos. 

Usei meu gosto pelo ensino para ajudar mais diretamente na formação dos pastores precursores. Herdei essa paixão, talvez, pelo talento aprendido com a professora Rosa, funcionaria publica que me alfabetizou na Escola Portugal, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. 

Utilizava essa vocação para ensinar a pregar em público os ideias cristãos com empenho e verdade, Eu tentava explicar pessoalmente como se comunicar no púlpito. Procuro sempre usar exemplos fáceis e comparações simples, propositalmente com palavras menos robuscadas. 

Costumo adotar expressões usualmente não utilizadas por ninguém: !Sua vida está um cocô!". Alguém logo pensa: "Opa! O pastor falou cocô?!". Essa técnica impede a pessoa de esquecer o foco central do que foi dito É isso o que importa.  A própria Bíblia utiliza esse recurso em uma exortação de Deus: "[...] atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios e, para junto deste sereis levados" (Malaquias 2.2). Falas fortes provocam o impacto necessário para despertar a crença de quem nos ouve, digo sempre aos pastores. 

   Até hoje, nunca perdi esse prazer de ensinar. Sinto satisfação em passar adiante o que aprendi. Faço reuniões com meus companheiros de púlpito, invariavelmente, todas as semanas.  Trato.  sobretudo, de assuntos espirituais, a principal razão dos encontros. Há ainda outras reuniões, em média duas ou três vezes por ano, com os bispos que comandam a igreja em certos países ou continentes.


 

(Leia o livro Nada a Perde 2 adiquira em uma Universal mais próxima ou pelo seite www.www.arcacenter.com.br/‎)

   São momentos dedicados á absoluta meditação na Palavra de Deus. Muitas inspirações que ajudaram a transformar a vida de milhares de fiéis saíram dessas reuniões. Antes de mais nada, penso nos próprios bispo, pastores, auxiliares  e obreiros. Prezo a salvação da alma de cada um deles antes do resultado de qualquer trabalho. Repito á exaustão que jamais devemos abrir a guarda da conquista da eternidade ao lado de Deus. Não adianta ganhar o mundo inteiro e perde a própria alma. Eles conhecem a minha sinceridade e, por isso, me respeitam. Somente assim, eles reúnem condições para transmitir  Espirito e não meras informações bíblicas. Passar Espirito é oferecer o que se vive. É levar fé e vida. 

   Meu cuidado também é com os mais novos. Antes de se tornarem pastores, os auxiliares - a maioria jovens entre 18 e 25 anos, inscritos no Iburd, o Instituto  Bíblico Universal do Reino de Deus - passam por treinamentos práticos, Durante dois a três anos, assistem a cultos e absorvem experiências. Depois, são enviados como auxiliares de pastor em algum templo. 

   Ensino sempre a ver oportunidade e não a dificuldade. É o espirito do pastor que manda. Também alertamos sobre a disciplina moral e espiritual da Igreja, Nosso trabalho é muito sério, Ensinamos os pastores a se manterem fieis suas condutas de comportamento. Que autoridade espiritual tem para pregar o Evangelho um pastor que caiu em adultério, por exemplo ?

   Orientamos de perto os solteiros, noivos e noivas a realizarem um bom casamento, condição fundamental para o surgimento de um pastor de sucesso. Mas nem sempre isso é possível. Alguns acabem se casando levados pelas paixões do coração. Esse é um dos meus principais segredos: a construção de uma união sólida e feliz ao lado de Ester, cujas confidências serão reveladas em nada a perder 3.

Organizamos um departamento com centenas de funcionários em todo Brasil somente para auxiliar os pastores, Eles têm chance de aprender um novo idioma, morar em outro pais, casar, ter uma vida digna. Cada pastor recebe moradia assistência médica, plano odontológico e direito a lazer uma ou duas vezes por semana, além de uma ajuda de custo mensal. 

   Quem me dera tivesse recebido essa oportunidade. 
   Invariavelmente, costumam me perguntar:?  como administrar uma instituição gigante, com milhares de homens e mulheres espalhados por todos os cantos ? Como controlar esse batalhão de gente no mundo inteiro? Como confiar cegamente em quem está isolado do outro lado do plante ? Como liderar com sucesso um contingente de seres humanos desse tamanho ? 

   A resposta é sempre a mesma: o Espirito Santo. Não há outra explicação. 

   Hoje, o que mais existe no Brasil e no exterior são pastores formados em Universidade renomadas, mas ignorantes na fé. Cheios de conhecimento, mas vazios do Espirito Santo, completamente ocos da verdadeira crença que transforma os angustiados. 

Desde sempre, minha intenção foi colocar em pratica a exortação do profeta Jeremias: "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligencia" (Jeremias 3.15). A Universal se sobressai ás demais igrejas evangélicas, por direção de Deus. porque trabalhamos aliando fé e inteligencia. Esse é o divisor das águas. A grande diferença entre nós e os demais. É por isso que somos um referencial. Para onde vamos, todas as demais nos seguem. 

   O lamentável é não encontrar nenhum líder, no Brasil ou fora, interessado em salvar almas. Eu falo abertamente isso!  Esse é o motivo por que a maioria dos evangélicos não gosta de mim e da Universal.  Eles sempre foram, diga-se , um dos maiores obstáculos para o nosso crescimento em diferentes partes do mundo. Eu não tenho rabo preso com ninguém. Somos livres para falar a verdade. E para isso, não é necessário bacharelado em religiões ou pós-graduação em teologia. 

   O bom pastor é formado no dia a dia, na lida com os aflitos e necessitados, no sacrifício diário pelas almas perdidas. 

   Os pastores da Igreja Universal não são os donos da verdade, mas o sacrifício de vida que oferecem no altar não é comparável em nenhuma outra instituição. Vivem sem eira nem beira. um dia acordam no interior da África e, no outro, dormem nos vilarejos ribeiros da Amazônia. Levam apenas a mulheres, os filhos, quando os possuem , e uma mala. Mais nada. 

   Doam -se a uma catedral luxuosa como a mesma paixão e intensidade que a um templo de pai - a - pique. Vivem em função de quem padece, sempre com um sorriso e uma palavra de Fé para ergue os abatidos.  Quem liga para essa gente marginalizada, rica ou pobre, que os pastores da Universal abraçam ? As instituições privadas ? As autoridades ? Os governos ?

   Muitos pastores sequer tiveram a oportunidade de enterrar seus próprios pais em meio a essa batalha espiritual. Eu fui um deles. Em 27 de janeiro de 1987, não pude ir a cidade mineira de juiz de fora sepultar meu velho pai, Henrique  Francisco Bezerra, porque estava com um processo de documentação em andamento, vital para minha pregação nos Estados Unidos. Guardo apenas as recordações de um homem integro, honesto e protetor de sua casa. 


Mesmo com aval de Igreja, outros pastores e bispos também não conseguiram dar um ultimo adeus a sua mãe, a seu pai ou a outro familiar querido, por que estavam longe, dedicando a vida á Palavra de Deus. isso não é insensibilidade ou falta de amor á família, mas a absoluta entre da própria vida em sacrifício no altar. 

Antes de criticar um pastor da Universal, pense nisso. 

Fonte: best - seller Nada a perde 2


Bispo Edir Macedo


Edir Macedo é fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record de Televisão. Ele tem 67 anos e nasceu no Rio de Janeiro. É casado com Ester Bezerra há 41 anos, com quem tem duas filhas, Cristiane e Viviane, e Moisés, filho adotivo. Tem uma ampla formação acadêmica: graduado em teologia pela Faculdade Evangélica Seminário Unido e pela Faculdade de Educação Teológica do Estado de São Paulo, possui doutorado em teologia, filosofia cristã e é honoris causa em divindade; possui mestrado de ciências teológicas pela Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas em Madri, na Espanha. Sua obra completa está descrita no site oficial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...