terça-feira, 12 de novembro de 2013

Qual a posição Política de um Cristão?

Uma vez fui questionado por um colega sobre minha opinião sobre o Comunismo, ele pensava que eu iria esculachar o Comunismo por ser eu um cristão. Pelo contrário, disse que acho bonito o ideal de uma sociedade perfeita, acho o Comunismo muito bonito, mas discordo do Comunismo de Marx.
Quem não gostaria de uma sociedade onde tudo fosse compartilhado? Quem não gostaria de uma sociedade sem crianças vendendo bala nos semáforos? Onde a riqueza de uma nação fosse distribuida igualmente entre todos os filhos da mãe gentil, quem seria contra, senão a alta burguesia?
Uma vez um professor de Sociologia disse que o Cristianismo é uma religião estritamente capitalista, e para exemplificar sua afirmativa, usou a Igreja Universal do Reino de Deus como exemplo. Lembrei o tal professor de que sua afirmativa era no mínimo equivocada, afinal a primeira experiência Comunista da História foi a Igreja Cristã Primitiva. Vale lembrar que Jesus Cristo deixou como mandamento dividir o pão, amar o próximo, ser solidário…
E quanto a Igreja Universal do Reino de Deus, ela acredita que o desejo de Deus é distribuir paz e prosperidade sobre TODOS os homens da terra, não apenas sobre alguns, mas sobre todos. Não seria isso oposto ao capitalismo? Está visão da Igreja Universal é mais comunista do que capitalista.

Mas infelizmente Alice não vive no país das Maravilhas. Jamais os ricos e poderosos vão se despojar de seus tesouros, de suas propriedades e dividir entre os pobres. Nem mesmo no Cristianismo conseguimos reproduzir novamente mais uma experiência Comunista, como diz o Bispo fundador da Igreja Universal: “A Igreja Cristã de hoje, é uma caricatura da Igreja Primitiva”. Não acredito que nossa sociedade consiga gerar o Comunismo em seu ventre.
Por isso disse que discordo de Marx. Na visão de Marx, para se haver Comunismo, não poderia haver Cristianismo. Eu digo o contrário, para haver Comunismo precisariamos do Cristianismo. Para que os ricos e poderosos repartissem suas riquezas, deveria haver algo que os motivasse a isso, algo que fosse maior do que a vida terrena. Concluo então que somente alicerçados  nos ideais de Jesus, conseguiriamos atingir a Sociedade Perfeita.
Mas repito mais uma vez que: Infelizmente Alice não vive no país das Maravilhas. E todos sabemos que na teoria tudo é muito bonito, mas na prática as coisas funcionam diferente. Qual a chance de todos empresários ao redor do mundo se convertam ao Cristianismo? A responta tende a zero.
Volto na pergunta-titulo dessa matéria: Qual a posição Política de um Cristão?
O Capitalismo explora demais. O Comunismo é utopia. O Anarquismo é rebelião, e como cristão não posso aceita-lo. Além do que em várias favelas brasileiras temos a Anarquia imperando, e os resultados são terriveis. O socialismo se torna quase sempre uma opressão. E as ditaduras então, são totalmente contrárias aos principios cristãos.
Acredito que o cristão não deva ser nem Capitalista, nem Comunista… mas sim Realista.
Assim sendo, devemos buscar o melhor para a sociedade, procurando amparar os necessitados, e nos opor a qualquer forma de opressão. Creio que o ideal seja que o poder seja representativo, e que assim como aconteceu com Matias (Atos 1:26), que foi eleito por meio do voto como apóstolo (ou seja representate da Igreja), deve-se fazer com os representantes da nação, desde que esse voto seja livre e secreto. E para evitar grandes esquemas de corrupção, melhor que o mandato dos representantes seja limitado.
Em outras palavras… Creio que, o verdadeiro cristão tem como ideais politicos os ideiais republicanos.
“Ordem e progresso com Fé e Justiça” (George Hilton – Deputado pelo PRB10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...