sábado, 18 de agosto de 2012

Jogar futebol ou praticar outro esporte é pecado?

 

Olha, sinceramente, o meio evangélico (especialmente o pentecostal) ainda tem muito o que aprender sobre o que é santidade e o que é pecado. A falta de entendimento não atinge apenas membros sem posição eclesiástica na igreja, mas também muitos homens que trajam seus paletós (nada contra o uso de paletó) e se sentam atrás do púlpito (modelo herdado pelo catolicismo romano, sem base alguma neo-testamentária). Fiquei sabendo que até mesmo um presbítero (não vou citar a igreja e nem a cidade) já chegou para um irmão e disse que ele largasse o futebol que pratica de vez enquanto com outros irmãos (inclusive eu), com o fim de melhorar o seu testemunho.

Oras (já tomando as dores), não vejo razão lógica alguma, nem muito menos fundamento bíblico para se condenar a prática de esportes por parte de um crente em Jesus. O cerne do testemunho cristão deve ser não promover escândalos nem para os crentes, nem para os ímpios (1 Co 10:32), e, sinceramente, qual escândalo há em se praticar um esporte, ou jogar um futebol? As passagens de Rm 14:13-23 e 1 Co 8:7-13 são esclarecedoras para o caso em questão, bastando apenas reproduzir as conclusões de Paulo em cada passagem: “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” Rm 14:22,23 e “Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize” 1 Co 8:13

O que aprendemos com estas passagens? Que aquilo que não é proibido pela Bíblia, seja direta ou indiretamente, e é praticado sem culpa por um crente sábio e firme, não é pecado. E quanto à conclusão de 1 Co 8? Bem, é só ver que para a cultura judaica comer alimentos sacrificados aos ídolos era pecado e totalmente reprovado por toda a nação, algo que não ocorre com o futebol aqui no Brasil; lembrando que no primeiro caso o apóstolo concluiu que o ato em si de comer alimentos sacrificados aos ídolos não era pecado e nem impuro.

É bem certo que o crente, assim como em tudo que faz, deve primar por um bom testemunho em relação aos que o cercam, e isso também vale para aquele crente que pratica esporte com pessoas ímpias. Evitar certas palavras, expressões, bem como não se envolver em brigas e discussões mais pesadas é o que se deve esperar de um cristão, pois como bem disse Paulo, “em tudo te dá por exemplo de boas obras” Tt 2:7.

Lembremos por fim que o próprio Paulo valeu-se do esporte e seus praticantes para realizar uma alegoria doutrinária (1 Co 9:24-27), bem como o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo (1 Co 6:19), sendo que somos responsáveis por sua conservação (1 Co 3:17). Esporte é saúde!

Precisamos criar uma fama de pessoas esclarecidas, que se cuidam, cuidam da saúde, e colocar por terra de uma vez por todas a idéia dos ímpios que crente é uma pessoa ignorante e isolada da sociedade. Meu posicionamento não trás escândalo algum, ao contrário da linha divergente.

Obs.: lembrando que estou falando de esportes!

Com amor,

Anchieta Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...